terça-feira, 10 de novembro de 2015

Conheça a toda a linha cronológica de Cavaleiros do Zodíaco


Gostem os haters ou não, Saint Seiya é uma franquia bem popular, daquelas que inspiram as pessoas a escrever suas próprias histórias praquela universo e as empresas investirem nela sabendo que vai render um bom dinheiro.


O problema é que essa quantidade de prequel, spin offs, fillers, derivados e etc criou um puta puteiro cronológico do caralho, daqueles com bagunça nível DC, com universos paralelas e uma Crise das Infinitas Terras própria. Então, por sugestão do leitor Narcizio Gomes, aqui vai um post tentando explicar a bagaça.

Uma ajudinha, doutor?

Tendo, com exceção de Omega, eu já li e assisti tudo ligado a essa série, dá pra dividir toda a obra em 3 classes: oficiais (feitas ou oficializadas como canônicas pelo próprio Kurumada, que terão títulos azulados), encaixáveis (cuja a única desculpa pra não considerar como parte daquele universo é não ter sido feita pelo próprio Kurumada, e terão títulos alaranjados) e as paralelas (não tem como fazer parte desse universo, e terão títulos roxos). Estabelecido isso, vamos ao começo:

Lost Canvas (séculos XV, XVIII e além)


Spin-off do mangá clássico, se encontra nessa lista não só por se passar bem antes da série clássica, como também por marcar o fim da nossa lista (explico depois). A série que conta como foi a Guerra Santa contra Hades anterior a Saga de Hades (e um pouco da Guerra anterior a contada nesse mangá) da série clássica, mesmo sendo muito bom, não pode ser considerado cronológico, pois no mesmo ano que ela foi lançada, o próprio Kurumada fez uma série sobre a mesma Guerra Santa, a famigerada...


Next Dimension (séculos XVIII e XX)


Essa, que é a principal responsável por exclusão de spin-offs da cronologia da série clássica, por mostrar um dos conceitos mais confusos da ficção: viagens no tempo. Nela, Saori e os Cavaleiros de Bronze da série clássica voltam a Guerra Santa contra Hades no século XVIII pra salvar a vida do Seiya, que está morrendo depois da Saga de Hades. Essa obra só possui 6 personagens em comum com Lost Canvas (Tenma, Alone, Pandora, Shion, Dohko e o Juiz do Inferno de Garuda), e as histórias de todos mudaram completamente das de Lost Canvas, eliminando seguramente esse último da cronologia da série.


Episodio G (Século XX)


A série, que mostra o conflito entre os Cavaleiros de Ouro e os Titãs se passa 6 anos antes dos principais eventos da série clássica, e além de respeitar e mencionar esses, ainda complementa alguns deles, como o porque da traição do Shura no mangá e como o Saga manteve a farsa dele ao fingir ser o Grande Mestre.


Filmes (Século XX)


Esse talvez nem fosse necessário explicar, mas todos os filmes de passam fora da cronologia principal do anime, embora façam referência a esse. Os filmes da Eris e do Abel são os único que poderiam, talvez, ser encaixados durante a série clássica, já que o resto (Asgard, Lucifer e Prólogo do Céu) foram desconsiderados por sagas seguintes (Asgard, Hades e Next Dimension, respectivamente). A Lenda do Santuário, que reconta a Saga das 12 Casas) nem preciso explicar, pois é óbvio que é um universo diferente... certo?

Saintia Sho (Século XX)


Quem curte Lost Canvas, também deve ler essa série, que lembra em muito essa, especialmente no traço. A trama, que mostra a luta das Saintias (guarda pessoal de Atena formada exclusivamente por mulheres) contra a deusa Eris se passaria durante e depois da Saga do Santuário, mostrando uma rápida introdução que consegue se passar paralelamente aos eventos iniciais da série clássica e tendo muitos de seus eventos principais rolando após a Saga das 12 Casas, quando o Seiya e os outros já entraram em coma. Pelo esforço da autora de encaixar e toda trama em paralelo a série clássica sem erros, e ainda complementando fatos da mesma, como o porque da traição do Afrodite, Saintia Sho pode se encaixar sem problemas a cronologia clássica.


Gigantomachia (Século XX)


Considerada uma história oficial pelo próprio Masami Kurumada, os livros, que se passariam entre as Sagas de Poseidon e Hades, mostra o conflito dos Cavaleiros de Bronze contra os gigantes, liderado pelo monstro mitológico conhecido como Tifão. Esse chega a aoarecer em Episódio G, que também explica o porque do vilão ressurgir no século XX.

Alma de Ouro (Século XX)


O anime pode ser considerado como parte da cronologia do anime clássico por, além de servir como continuação da Saga de Asgard, se passar durante a Fase Eliseos da Saga de Hades, mostrando até como os Cavaleiros de Ouro enviam suas armaduras de ouro pra ajudar os de Bronze na luta contra Thanatos nos Campos Eliseos.

Next Dimension (Século XX)


Esse marca o ponto onde a série principal chegou até agora, o resto, que irei supor que se passa exclusivamente no século XXI em diante, pode ou não ser excluído da cronologia principal da série, ou não, muito pelo contrário, dependendo do rumo que Next Dimension seguir.


Kurumada Suikoden - Hero of Heroes (Século XXI)


Especial de 30 anos de carreira do Masami Kurumada e atualmente sendo publicado na Champion Red (mesma revista que publica Saintia Sho), essa é a Crise das Infinitas Terras que eu mencionei, pois mostra o encontro de vários personagens das várias séries criadas pelo Kurumada (Ring ni KakeroKojiro e os Guardiões do Universo, B't X, Otoko Zaka e Raimei no Zaji) sendo trazidos pra uma dimensão paralela por seres misteriosos que representam histórias clássicas (Ilíada e Odisseia, por exemplo) que desejam apagar da existência todos os eventos das séries do Kurumada, pois esses intefiram na mitologia em si. A série se encaixa após Next Dimension por já mostrar o Seiya saindo da cadeira de rodas e mostrar o Hyoga voltando a encontrar o Marina Isaak de Kraken, já sem o tapa-olho que ele usou até o fim da Saga de Hades.

Episode G - Assassin (Século XXI)


Série feita a pedido do próprio Kurumada, mostra o Shura e o Aioria sendo revividos no nosso presente, onde vemos o que teria acontecido com os personagens da série clássica 25 anos depois dela. A série, além de fazer menções diretas a eventos da Saga de Hades e Next Dimension, não teve nada que a contradisse-se ate o presente momento, podendo portanto ser encaixada na cronologia oficial até esse momento.

Omega (Século XXI)


Não estou a disconsiderando por não gostar dela, mas porque o Kurumada gostou de uma ideia dela (?!). A razão disso seria que a série Omega apresentou a ideia de o Shiryu e a Shunrei terem um filho juntos, o Shun genérico cinhecido como Ryuho, e o Kurumada gostou tanto do conceito que o introduziu em Next Dimension, só que nela o moleque é adotado (afinal o Shiryu e a Shunrei mal chegaram aos 18 anos e Japão não é como Brasil, onde ela poderia dar à luz já tendo 10 anos) e de nome Shoryu, o que nos faz o favor de excluir Omega da cronologia da série e, com sorte, das nossas lembranças.


Lost Canvas (Século XV, XVIII e além)


E aqui nós encerramos a série, no começo, mas porque, se Lost Canvas acaba no século XVIII? É por culpa dela, a maldita viagem no tempo. No Gaiden (história paralela) do Shion de Áries, somos apresentados ao cavaleiro Avenir de Áries, um viajante do tempo que voltou ao passado pra impedir um evento que levaria a derrota de Atena numa Guerra Santas contra Hades, lá no futuro. A razão de essa série estar no fim dessa lista é que o viajante do tempo em questão utilizaria a técnica Extinção Estelar, que na série clássica é dita ter sido criada pelo próprio Mu de Áries, sugerindo que esse seja um sucessor dele, provavelmente de uma Guerra Santa contra Hades que só rolaria, no mínimo, 250 anos depois da série clássica.


Bem, o que achou do post, discorda de algo dele? Acha que eu errei em algo? Esta amais confuso agora do que antes? Quer acrescentar algo? Comenta aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário